Um lugar chamado inconsciente

por

por Maria Neves Castilho | Psicanalista

Existe um lugar chamado inconsciente, onde estão guardados os nossos desejos mais profundos e reprimidos. É o lugar que comanda a maioria de nossas atitudes. Somos movidos por esse inconsciente, e é lá que ficam guardados os recalques, traumas e instintos que vão aparecendo no dia a dia em forma de atitudes, que muitas vezes não entendemos.

Em nossa caminhada, deparamo-nos com conflitos, e repetições de fracassos tanto profissionais como pessoais, sem explicações que possam justificar tais acontecimentos, às vezes culpamos o destino e a falta de sorte.

Assim é a nossa mente. Temos problemas com relacionamentos, dificuldades em conquistar emprego, problemas financeiros, e assim por diante. O que está por trás desses acontecimentos? O sintoma.

Um sintoma sempre diz algo, a febre mostra que há algo errado em nosso organismo, somente tomar o remédio de nada adiantará, é preciso descobrir o que está por trás daquela febre.

A análise é uma oportunidade para descobrir porque se passa por tal incômodo e irá proporcionar uma viagem interna e auto- conhecimento.

O tratamento psicanalítico nunca foi tão necessário como hoje, fato esse comprovado com o grande número de farmácias cada vez maiores, como se fossem hipermercados, onde se encontram muitas variedades de medicamentos como pílulas ilícitas e diversos remédios até para trazerem felicidade. E cada vez mais as pessoas aderem ao uso destes medicamentos, por isso cada vez mais as doenças vão surgindo.

Na Psicanálise, por meio da fala do paciente, em dizer o que vem à mente e da técnica da associação livre, o inconsciente vai se mostrando pouco a pouco. Este mergulho proporciona ao paciente descobrir as razões de um determinado comportamento, permitindo desta maneira, ressignificar a sua história e se apropriar da sua vida.

Acessar esse lugar chamado “inconsciente” é buscar os recursos necessários para o equilíbrio e harmonia, lá se pode encontrar as respostas para o alívio dos conflitos.

O QUE ACHOU DA POSTAGEM?

    últimas postagens

    A base de tudo

    por Equipe IBCP Psicanálise
    Há muitos séculos, estudiosos já mencionavam em seus escritos, a existência de uma considerável movimentação do bebê dentro do ventre materno e uma possível ligação emocional entre ambos, mãe e filho. Essas observações, a princípio intrigantes e objeto de interesse por muitos pesquisadores nos tempos seguintes, teve sua comprovação somente por volta do século XIX […]
    Leia mais+

    A Fadiga do Retorno

    por Roseana Coelho / Psicanalista
    A recente retomada das atividades presenciais tem causado vários efeitos psíquicos, dentre eles ansiedade e especialmente cansaço. Em 2020 foi preciso uma adaptação rápida, sem preparo, para uma situação não vivenciada antes, de enclausuramento, distância da vida do modo que era conhecida e um estado de alerta constante. Agora, dois anos depois, é preciso retomar, […]
    Leia mais+
    LEIA TODAS AS POSTAGENS